Skip to content

La Bombonera ; Buenos Aires; Argentina – Estádio do Boca Juniors

Outubro 5, 2011

La Bombonera

La Bombonera (oficialmente Estádio Alberto J. Armando) é o estádio do Clube Atlético Boca Juniors.  Sua capacidade atual é para 49.000 pessoas. O campo segue as medidas mínimas permitidas pela FIFA (105m x 68m). O nome oficial homenageia o ex-presidente  Alberto Jacinto Armando.

O apelido La Bombonera deve-se à sua forma retangular como a de uma caixa de bombons. A principal razão para isso é o reduzido espaço que fora destinado à sua construção, iniciada em 1923. A solução encontrada pelo arquiteto José Luiz Delpini - que lhe granjeou vários prêmios – foi a de criar três anéis de arquibancadas, de modo que quem assiste o jogo da terceira arquibancada tem de olhar para baixo se quiser assistir o jogo com clareza.

        O estádio fica localizado no bairro La Boca, um dos mais pobres de Buenos Aires. O bairro é todo colorido com varias atrações como o tradicional tango.

Na minha visita em 2007 ao bairro foi muito divertida, dancei tango tirei foto com o Maradona e o Messi cover…
Mas o que mais gostei foi ter achado 160 pesos dentro de uma bolsinha jogada no chão. Esperei um tempo para ver se a dona da bolsinha aparecesse. Como ela não voltou tomei muita cerveja almocei bem e voltei pra albergue sem prejuízo. Obrigado velinha que deixou a bolsinha cair, onde estiver lhe desejo tudo em dobro !  ( sempre suspeitei que fosse uma “jovem” senhora que perdeu a bolsinha de dinheiro).

Dentro do estádio abriga o  Museo de la Pasión Boquense , em homenagem ao time mais popular do pedaço, o Boca Juniors. Quem visita o museu se impressiona, principalmente com a tecnologia. Não é para menos: foram investidos 3 milhões de dólares para a construção do Museo de la Pasión Boquense.

O local reúne tudo relacionado ao time, dividido por temas. Há uma área destinada à história, outra aos jogadores, uma aos fundadores do museu, às camisetas do time, ao bairro, aos campeonatos, às imagens e recordações e a várias outras coisas.

Foto da esquerda conta a história do Boca, ressaltando os principais acontecimentos.  Foto da direita, Taça Libertadores.

Mas não é preciso ser fã do time ou de futebol para visitar o local. Quando se entra no “La Pasión”, uma sala de cinema em 360º, projetada em uma bola de futebol gigante, a tecnologia é espantosa. São pelo menos cinco telas ao redor e o espectador assiste tudo como se estivesse no meio de um estádio.

É um pequeno filme, onde é possível viver os momentos de um jogador durante uma partida, sentir a vibração da torcida, acompanhar a bola até a entrada do gol, os bastidores de um jogo e muito mais. Tudo com efeitos audiovisuais fantásticos. É o único do tipo na América Latina.

SERVIÇO
Museo de la Pasión Boquense:

  • Endereço: Brandsen 805 – La Boca
  • Telefone: (0xx5411) 4362-1100
  • Horário: de quarta a domingo, e feriados, das 10h às 19h
  • Faixa etária: menores de 10 anos, acompanhados de um responsável
  • Estacionamento: localizado a poucos metros da entrada do museuÔnibus
    Linhas de ônibus que passam perto do museu:
  • Por Brandsen: 25 / 46 / 86
  • Por Almte. Brown: 29 / 53 / 152 / 168 / 64
  • Por Patricios: 22 / 24 / 39 / 70 / 93
Gostei muito de ter conhecido o estádio, temos estádios melhores no Brasil. Mas o estádio La Bombonera tem características particulares, as arquibancadas são próximas ao gramado, fazendo com que a torcida participe mais, colocando pressão e fazendo um barulho ensurdecedor. O estádio parece um “caldeirão” em dias de jogos.

Foto: Cabeludo em 2007
O museu também oferece ao público uma visitação na dependências internas do estádio, como os vestiários, corredores, sala de imprensa, etc…
Foto: Sala de imprensa – Nova contratação, kkkkk.  
Ir a Buenos Aires, vale a pena visitar o Museu e o estádio do Boca, recomendo ir mais cedo e almoçar no bairro la boca e ir ao famoso CAMINITO , mesmo sendo um bairro pobre a região oferece bons restaurantes e divertidos atrativos.
About these ads
One Comment leave one →
  1. Outubro 5, 2011 4:19 pm

    Adorei o post, muito bem escrito! E achei engraçadas essas fotos suas cabeludo e bochechudo, tinha me esquecido hahahaha

    Velhota argentina que perdeu a grana, muchas gracias, nos divertimos muito às suas custas ;P

    Beijos

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: